Você se inscreveu com sucesso em Umanni
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Umanni
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
As diferentes gerações no ambiente de trabalho.

As diferentes gerações no ambiente de trabalho.

Catarina Di Rienzo

Grande parte das empresas convive com equipe de trabalho multigeracional. Cada grupo  possui valores, crenças e visão de mundo particular. Marcos históricos tornam as gerações únicas e diferentes, cada uma tendo suas próprias habilidades e facilidades. Para motivar e gerenciar os trabalhadores de cada geração é fundamental conhecê-los. Na tabela abaixo, da Mckinsey, você tem um resumo rápido e prático.

Confira as principais características destacadas para esses grupos conforme análise do Society Human Resources Management - SHRM.

Baby Boomer (1940- 1959)

  • 81-62: 9% com 60 anos ou mais*
  • Muitos desejam se aposentar mas não possuem os requisitos para ter o benefício ou necessitam de renda complementar.
  • Buscam oportunidades de trabalho meio período.
  • Estão inclinados a buscar trabalho contratual, não necessariamente contrato CLT, após a aposentadoria.
  • Tendem a ser workaholic.

Geração X (1960-1979)

  • 61-42: 44% entre 40-59*
  • Preferem independência e menos regras.
  • Procuram equilibrar vida profissional e pessoal.
  • Querem se comunicar diretamente com os líderes.

Geração Y (1980-1994)

  • 41-27: 35% entre 25-39*
  • Adotam uma abordagem empreendedora para trabalhar.
  • Preferem comunicação direta e feedback.
  • Querem um ambiente de trabalho social e amigável.

Geração Z (1995-2010)

  • 26-11: 11% entre 14-24 anos*
  • Usam redes sociais para encontrar empregos.
  • Se comunicam melhor por smartphone.
  • Tem grandes redes de contato, mas não muita experiência profissional. Os empregadores podem aproveitar essa network.

*IBGE, pesquisa PNAD.