Você se inscreveu com sucesso em Umanni
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Umanni
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
Avaliação de Consenso: Passos e Importância.

Avaliação de Consenso: Passos e Importância.

Catarina Di Rienzo

A avaliação de desempenho com consenso consiste primeiramente na avaliação do gestor e subordinado e, em seguida, do consenso entre as duas partes. Tem o propósito de promover a comunicação e providenciar feedback sobre a performance do trabalho. E como é realizada a avaliação de consenso? O sistema Umanni tem 3 fases:

  • O funcionário deve realizar sua auto-avaliação;
  • O gestor avalia o funcionário;
  • Após ambas avaliações serem realizadas, o gestor preenche formulário final, que pode ser respondido em conjunto com o colaborador, essa versão é chamada de consenso.

A avaliação de consenso tem o intuito de criar oportunidades para que os resultados sejam comparados, e que juntos, componham a nota final do avaliado. A palavra consenso é frequentemente interpretada como um acordo de forma unânime para compor uma nota média do colaborador, entretanto, a palavra aqui remete a ideia de que todos os participantes tiveram uma ampla oportunidade de serem ouvidos e suas ideias levadas em consideração.

Esta avaliação considera ambos aspectos, e a discussão promovida pode inclusive levar a uma nova ideia ou solução, diferente das duas visões apontadas individualmente.

E qual a importância deste método? A avaliação de consenso ajuda no alinhamento de diferentes pontos de vista, além do fomento de diálogo e desenvolvimento de pessoas.

Ela também tem diferentes tipos de importância para o gestor, para empresa e para o gestor.

  • Para o gestor especial de conversar com o colaborador sobre a avaliação do mesmo, ajuda no relacionamento e a construir uma relação de confiança. Isso faz com que esta etapa seja mais humana, onde ambos podem conversar sobre suas percepções.
  • Para a empresa, a avaliação de consenso é importante para ajudar no engajamento, na credibilidade e transparência dos objetivos e resultados alcançados.
  • Para o colaborador tem espaço de diálogo para discutir os pontos em relação a atuação de seu trabalho. Permite portanto, atitude protagonista de participar do processo e ter sua opinião registrada e levada em consideração.

Ficou interessado? Caso queira saber mais ou adquirir essa metodologia para sua empresa, a Umanni RH está aqui para você.