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Como fazer um OKR.

Como fazer um OKR.

Catarina Di Rienzo

Se você precisa melhorar seu sistema de metas e não sabe o que é OKR este post é para você! Conheça o OKR, método utilizado pelo Google há mais de 20 anos.

Além da Google, o OKR se popularizou com a utilização entre empresas de tecnologia como Linkedin, Twitter, Uber e dentre tantas outras.

Esse método foi criado por Andy Grove para estabelecer metas a partir da estratégia da empresa, metas que sejam mensuráveis e dinâmicas, além de serem definidas e construídas pela equipe de trabalho. Posteriormente, quem adota a nomenclatura OKR foi John Doerr, que em 1975 trabalhou com Andy Grove na Intel, e posteriormente disseminou a metodologia para diversas empresas, bem como em seu livro Avalie o que importa.

O nome OKR está diretamente relacionado à maneira como a metodologia funciona.

A seguir, vamos mostrar o que cada elemento do nome significa e como eles se complementam, na visão de Andy Grove.

Objetivos (objectives);

O empresário faz uma analogia, onde o objetivo seria O QUE a empresa quer conquistar.

O objetivo determina onde se pretende chegar. Segundo John Doerr, organização e colaboradores devem construir suas metas de maneira:

1- Significativa;

2- Concreta;

3- Orientada a ação;

4- Inspiradora;

Resultados Chave (key results);

Na analogia de Grove, o resultado chave seria COMO a empresa alcançaria os seus objetivos.

Os resultados chave servem como métricas que ajudam mensurar diretamente a conquista do alvo principal. John Doerr defende que os bons resultados chave são:

1- Específicos e delimitados pelo tempo

2- Agressivos porém realistas

3- Mensuráveis e verificáveis

Para entender melhor, separamos alguns exemplos dados pelo autor/ por Doerr.

Situação 1: Você é o treinador de um time de futebol profissional

  • O: Ganhar a copa do mundo
  • KR1: Média de 2.0 gols por torneio.
  • KR2: Média de gol sofrido de 0.5 a longo do torneio
  • KR3: Média de 75%  posse de bola

Situação 2: Você é um consultor de marketing e seu trabalho é dar um “up” no site para que mais clientes potenciais te encontrem no Google. Seu Okr seria mais ou menos assim:

  • O:  Lançar um website para consultoria de marketing
  • KR1: Pesquisar e comprar o melhor nome de domínio disponível
  • KR2: Escolher e implementar o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo
  • KR3: Publicar o primeiro post do blog até determinada data.

Nos exemplos acima, temos 3 Keys Results. De acordo com o autor, idealmente um OKR pode ter no máximo 7 Objectives, tanto para indivíduos quanto para grupos. E estes têm de alguma forma estar interligados. Para não perder o foco e continuar concentrando em apenas uma meta.

E porque os OKRs fazem tanto sucesso?

O OKR tem inúmeras vantagens, pois além de ajudar a empresa a ter um foco, uma meta, ele também ajuda na organização e nos passos para alcançar esta meta. Segundo John Doerr esses são os principais benefícios do OKR

  • Foco: Como já dito antes, você pode ter mais de um objetivo, mas nunca tenha mais de sete, e eles têm que estar todos no mesmo caminho. Com isso, a empresa fica mais focada em “resolver um problema de cada vez”, além do OKR delimitar o objetivo.
  • Alinhamento: Todos os colaboradores planejam e executam atividades de acordo com a visão do objetivo estratégico da empresa.
  • Comprometimento: É a parte do processo em que as pessoas elaboraram suas metas, e mensuram se elas estão próximas ou não.
  • Acompanhamento: Há a possibilidade de escrever suas metas e monitorá-las pelo software.
  • Audacioso: No OKR, normalmente não traçam metas simples e fáceis, mas sim corajosas e audaciosas. Um bom exemplo é a frase "Minha meta é ir a Marte pois se falhar estarei na Lua", mesmo falhando, está ganhando.

Espero que aproveitem o conhecimento e se quiserem saber mais sobre organizar OKRs em um sistema tecnológico para sua empresa, fale conosco.

OKR