
Como fazer um OKR.
Se você precisa melhorar seu sistema de metas e não sabe o que é OKR este post é para você! Conheça o OKR, método utilizado pelo Google há mais de 20 anos.
Além da Google, o OKR se popularizou com a utilização entre empresas de tecnologia como Linkedin, Twitter, Uber e dentre tantas outras.
Esse método foi criado por Andy Grove para estabelecer metas a partir da estratégia da empresa, metas que sejam mensuráveis e dinâmicas, além de serem definidas e construídas pela equipe de trabalho. Posteriormente, quem adota a nomenclatura OKR foi John Doerr, que em 1975 trabalhou com Andy Grove na Intel, e posteriormente disseminou a metodologia para diversas empresas, bem como em seu livro Avalie o que importa.
O nome OKR está diretamente relacionado à maneira como a metodologia funciona.
A seguir, vamos mostrar o que cada elemento do nome significa e como eles se complementam, na visão de Andy Grove.
Objetivos (objectives);
O empresário faz uma analogia, onde o objetivo seria O QUE a empresa quer conquistar.
O objetivo determina onde se pretende chegar. Segundo John Doerr, organização e colaboradores devem construir suas metas de maneira:
1- Significativa;
2- Concreta;
3- Orientada a ação;
4- Inspiradora;
Resultados Chave (key results);
Na analogia de Grove, o resultado chave seria COMO a empresa alcançaria os seus objetivos.
Os resultados chave servem como métricas que ajudam mensurar diretamente a conquista do alvo principal. John Doerr defende que os bons resultados chave são:
1- Específicos e delimitados pelo tempo
2- Agressivos porém realistas
3- Mensuráveis e verificáveis
Para entender melhor, separamos alguns exemplos dados pelo autor/ por Doerr.
Situação 1: Você é o treinador de um time de futebol profissional
- O: Ganhar a copa do mundo
- KR1: Média de 2.0 gols por torneio.
- KR2: Média de gol sofrido de 0.5 a longo do torneio
- KR3: Média de 75% posse de bola
Situação 2: Você é um consultor de marketing e seu trabalho é dar um “up” no site para que mais clientes potenciais te encontrem no Google. Seu Okr seria mais ou menos assim:
- O: Lançar um website para consultoria de marketing
- KR1: Pesquisar e comprar o melhor nome de domínio disponível
- KR2: Escolher e implementar o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo
- KR3: Publicar o primeiro post do blog até determinada data.
Nos exemplos acima, temos 3 Keys Results. De acordo com o autor, idealmente um OKR pode ter no máximo 7 Objectives, tanto para indivíduos quanto para grupos. E estes têm de alguma forma estar interligados. Para não perder o foco e continuar concentrando em apenas uma meta.
E porque os OKRs fazem tanto sucesso?
O OKR tem inúmeras vantagens, pois além de ajudar a empresa a ter um foco, uma meta, ele também ajuda na organização e nos passos para alcançar esta meta. Segundo John Doerr esses são os principais benefícios do OKR
- Foco: Como já dito antes, você pode ter mais de um objetivo, mas nunca tenha mais de sete, e eles têm que estar todos no mesmo caminho. Com isso, a empresa fica mais focada em “resolver um problema de cada vez”, além do OKR delimitar o objetivo.
- Alinhamento: Todos os colaboradores planejam e executam atividades de acordo com a visão do objetivo estratégico da empresa.
- Comprometimento: É a parte do processo em que as pessoas elaboraram suas metas, e mensuram se elas estão próximas ou não.
- Acompanhamento: Há a possibilidade de escrever suas metas e monitorá-las pelo software.
- Audacioso: No OKR, normalmente não traçam metas simples e fáceis, mas sim corajosas e audaciosas. Um bom exemplo é a frase "Minha meta é ir a Marte pois se falhar estarei na Lua", mesmo falhando, está ganhando.
Espero que aproveitem o conhecimento e se quiserem saber mais sobre organizar OKRs em um sistema tecnológico para sua empresa, fale conosco.
