Você se inscreveu com sucesso em Umanni
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Umanni
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
O que é Matriz de Talentos?

O que é Matriz de Talentos?

Catarina Di Rienzo

A matriz de talentos é uma ferramenta de gestão de talentos para mapear os funcionários de uma organização em uma matriz 3 × 3, que consiste em um gráfico. Como por exemplo uma matriz com desempenho no eixo x e potencial no eixo y . O modelo de 9-box é simples mas eficaz para RHs e líderes determinarem a posição atual de seus funcionários. Essa ferramenta foi criada para ajudar as empresas com gestão de performance objetivas e imparciais.

O objetivo de um modelo da matriz de talentos é obter uma compreensão holística de como sua força de trabalho está posicionada em termos de desempenho atual e potencial futuro. O modelo 9-box desempenha um papel vital na identificação de funcionários de alto potencial, planejamento de sucessão e permite traçar planos de desenvolvimento de líderes e colaboradores. A matriz de talentos tem muitos propósitos, e vamos falar de alguns deles no texto de hoje:

1-  Identificar e desenvolver pessoas

Seus funcionários são o maior valor de sua empresa. Você deve encontrar o verdadeiro potencial deles e desenvolvê-lo para beneficiar tanto o funcionário quanto sua organização. A sua organização pode realizar avaliações de potencial. E plotar os resultados em uma matriz de potencial de desempenho da matriz de talentos. Cada quadrante pode ter um plano de desenvolvimento correspondente que ajuda a  preparar funcionários de alto potencial para funções futuras. Bem como para elaborar estratégias para apoiar funcionários com dificuldade a se desenvolverem.

2- Melhoria organizacionais

Com o modelo de matriz de desempenho é possível destacar formas que a organização como um todo pode melhorar, além de mapear o atual status da organização e utilizar esses dados para planejar ferramentas como: mudanças no processo de avaliação, metas, feedback, descrição de cargos ou até mesmo recrutamento.

3- Planejamento de carreira e sucessão

Funcionários com um acompanhamento constante e notável de performance e potencial alto podem ser preparados para posições de C-Level e cabeças verticais futuras. Isso ajuda os funcionários a investirem no futuro da organização, garantindo associações duradouras e taxa de atrito baixa

Conclusão

Organizações têm recursos finitos de tempo e orçamento. Com a matriz de talentos, você poderá entender e mapear como empregar esses recursos de maneira estratégica e de forma a obter o melhor retorno e beneficiar sua organização. A matriz de talentos da Umanni é versátil e permite adotar diversas configurações com 4,5,9 ou 16 boxes. Além de amplo leque de opções para determinar os eixos x  e y. Caso tenha interesse, marque uma reunião e a gente conta como podemos te ajudar!